Apascentar Com o Que?

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.”‭‭Jeremias‬ ‭3:15‬ ‭ARA‬

O palestrante convidado acabou de pregar sobre o fim dos tempos. Na pregação ele diz, “Não aceite a minha palavra sem primeiro encontrar na Palavra de Deus por si mesmo.” O apelo é para aqueles que querem buscar mais entendimento sobre o fim dos tempos. O altar está cheio de gente. O pastor da igreja então sobe ao púlpito e diz, “Minhas ovelhas, quando um palestrante convidado vem e prega um sermão complicado como esse eu sei que pode deixar vocês as ovelhas confusas, mas para nós os pastores, nós temos mais entendimento. Então não se preocupem. Eu, junto com os pastores dessa igreja, vamos estudar o que esse palestrante pregou e vamos chegar a uma conclusão e passar para vocês.” Em outras palavras, ele estava dizendo “Não estudem a palavra de Deus porque vocês são ignorantes e nós queremos manter vocês ignorantes para preservar a nossa posição de autoridade e controle sobre vocês.” 

O palestrante convidado fui eu, e quase não acreditei aquilo que eu estava ouvindo. Mas o pior foi a reação das pessoas. Depois de serem chamados ignorantes pelo seu próprio pastor, eles soltaram um suspiro de alívio com pra dizer “Obrigado Pastor. Você cuida tão bem de nós. Agora não preciso ler a Bíblia!”

O nosso Bom Pastor Jesus, da a vida para as ovelhas. E ele está levantando pastores segundo o coração dEle. Pastores que não se importam com fama, poder, dinheiro, autoridade, mas sim se importam com as ovelhas de Jesus. Pastores que podem abraçar o sentimento de Jesus quando Ele diz, “Farão maiores obras do que Eu!”

Se a pregação não exige que o ouvinte abre a sua Bíblia e estuda, então a pregação não é alimentação do céu. Se a pregação não leva a pessoa a ter fome pela Palavra, então a pregação não faz parte do evangelho. Não é conhecimento. Não é inteligência. É simplesmente barulho. 

Quando éramos crianças o nosso paladar só aguentava comida de criança. Agora como adulto, comemos comidas mais fortes. Vamos amadurecer e desenvolver nosso paladar espiritual? Vamos nos disciplinar a “comer o rolo” (Eze. 3:1), mastigar e digerir-la. Se é verdade que, “você é o que você come,” então vamos comer a palavra de Deus para nos tornar mais semelhantes a Jesus! 

E pastores, vamos parar de sentir ameaçado quando as ovelhas de Cristo que Deus nos colocou a servir começam a nos ultrapassar no conhecimento de Deus. Mas sim vamos celebrar que o Reino de Deus fica cada vez mais forte com cada crescimento de revelação, sabedoria, conhecimento,e entendimento que acontece em cada indivíduo! 

2 thoughts on “Apascentar Com o Que?

  1. Muito bom, é o que Deus quer fazer nessa geração… Que se levantem homens humildes o suficiente para se esvaziar e engrandecer Jesus, para levar os outros a cumprirem seu destino em Deus!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s