
A Igreja Brasileira está experimentando um despertar sem precedentes. O Senhor está chamando a Igreja Brasileira nesta hora para se levantar e liderar as nações. Há 20 anos, houve um derramamento do Espírito Santo na Igreja do Brasil. Muitas pessoas clamaram a Jesus, porém houve pouca transformação social.
Se é verdade que chegou a hora do Brasil, a igreja precisa assumir a responsabilidade e administrar adequadamente o que o Senhor está prestes a derramar. Se é verdade que chegou a hora do Brasil, será comprovado em como a Igreja Brasileira responde às crianças.
“Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: — Deixem que os pequeninos venham a mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” Marcos 10:13-16 NAA
O Impedimento
O maior impedimento para as crianças virem a Jesus não é TV, videogames, música secular, ou mídia social. O maior impedimento das crianças é a própria Igreja! Da mesma forma que os discípulos proibiram as crianças a chegarem até Jesus, muitas vezes a maneira em que nós tratamos o ministério infantil é um impedimento para as crianças. Simplesmente não acreditamos que as crianças conseguem receber do Espírito Santo. Não cremos que Ele deseja usá-los na Igreja hoje.
““E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão.” Atos 2:17 NAA
Qual é a atmosfera que criamos para os nossos filhos poderem ministrar? Ou será que elas tentaram se aproximar a Jesus e nós as repreendemos?
A Força da Criança
Existe um precedente bíblico para as crianças estarem entre os irmãos reunidas em assembléias solenes.
“Reúnam o povo, santifiquem a congregação, congreguem os anciãos, reúnam as crianças e os que mamam no peito. Que o noivo saia do seu quarto, e a noiva, dos seus aposentos.” Joel 2:16 NAA
Todos já estiveram numa reunião onde o bebê começa a gritar e chorar e por respeito os pais removam a criança. É bom fazer isso, mas a figura aqui em Joel é outra. O bebê está ao lado do sacerdote! Qual é a estratégia de Deus para fazer com que as crianças, até os bebês que mamam, reunam com os anciãos e os sacerdotes?
“Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.” Salmos 8:2 NAA
Deus ordenou que o louvor das crianças causasse confusão no campo do inimigo. Uma das principais estratégias militares em batalha é interromper as comunicações do inimigo. Se você consegue fazer isso, a batalha será vencida!
Não podemos abandonar linguagem apropriada à criança, mas as crianças devem aprender e participar das mesmas coisas que os adultos. Nos dias em que vivemos, não podemos dar o luxo das crianças não se envolverem plenamente em oração, adoração, intercessão, profecia, pregação, cura e libertação. Elas são a Igreja de hoje. Deus não tem netos, e não existe Espirito Santo Junior. Com as crianças engajadas, a batalha é vencida!
Adoração em Família
Dez componentes essenciais de qualquer assembléia dos santos de todas as idades que não possam ser escondidos das crianças:
- Louvor (atribuir grandeza, declarações dos atributos de Deus) e Adoração (ascensão emocional, Ro. 12: 1 – sacrifício vivo, Col. 3:17 – faça tudo como ao Senhor)
- Oração (arrependimento, súplica, conversa)
- Intercessão (Eze. 22:30 – fique na brecha)
- Cânticos: a Deus (Salmos, Tabernáculo de Davi, Rev. 5: 8,) e um com o outro sobre Deus (Col. 3:16).
- Comunhão (Heb. 10:25; Gal. 6:1-2)
- Profecia (1 Coríntios 14:1)
- Pregação (Ro. 10:14-15)
- Evangelismo (Atos 1: 8 – sereis testemunhas, Ro. 10:17 – A fé vem ouvindo)
- Discipulado (Mt 28:19 – Grande Comissão)
- Incentivo a fazer boas obras. (Heb. 10:24)
Então, vamos considerar como podemos envolver as crianças nesses 10 componentes em uma reunião com a adequação à idade.
- Abra a reunião com oração. Peça a um a três crianças que orem por sua reunião.
- Canta canções de louvor e adoração.
- Seleção de músicas
• Escolha músicas que não sejam muito prolixo
• Tente escolher mais músicas centradas em Deus
• Você não precisa cantar músicas infantis
• Se você canta músicas infantis, verifique se elas têm a capacidade de envolver as emoções das crianças. Músicas como “Pai Abraão” são bons para instruir-las a Bíblia. Não confunda essas músicas com louvor e adoração.
4. Transição do canto para um tempo de intercessão.
• Escolha um tópico (o líder pode fazer isso ou as crianças)
• Escolha um versículo para orar (Use as orações apostólicas)
• Convida às crianças que orem sobre esses tópicos
• Se você tiver a capacidade, mantenha a música tocando durante a intercessão.
• Transforme algumas orações em coros corporativos, para que as crianças possam cantar ao Senhor.
5. Tempo profético.
• Diga às crianças que peça uma palavra ao Senhor.
• Ps. 139 diz que Ele tem pensamentos para pessoas que contam as areias
• 1Co. 14: 3 diz que a profecia é para edificação, exortação e conforto.
• Você pode optar por fazer esse tempo com música ou sem. De acordo com 1Ch. 25: 1, podemos profetizar com nossos instrumentos. Fazemos isso quando usamos os instrumentos para fazer 1Co. 14: 3.
• Minha esposa faz “Vigias na Caminhada da Muralha”. Ela faz com que os filhos a sigam em silêncio por toda a sala enquanto os instrui a ouvir o Senhor.
6. Pregue um sermão ou ensina as crianças a pregar.
• O sermão será evangelístico e discipulador.
• Se você tem uma criança para pregar, ajude-os a montar a pregação antes da reunião.
• Um formato simples para um sermão baseado em Marcos 1:14 Depois que João foi preso, Jesus veio à Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, 15 e dizendo: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependa-se e acredite no evangelho. ”
-
-
-
-
- Apresente o princípio do Reino.
- Como isso se aplica a nós?
- Chame o ouvinte a se arrepender à luz desse Princípio do Reino
-
-
-
• Outro formato simples:
-
-
-
-
- Convite – introduza o ouvinte no tópico e na sua proposição.
- Comunicação – forneça o texto bíblico que sustenta sua proposta
- Aplicação – Mostre como o texto bíblico em vista se relaciona com o aqui e agora.
- Impacto – dê ao ouvinte a chance de responder ao que acabou de ouvir.
-
-
-
• A maioria dos apelos no final das pregações são chamados ao amor e às boas obras, de uma forma ou de outra.
7. Você também pode emitir desafios semanais de boas obras para o seu grupo.
8. Termine a reunião com uma oração de ação de graças e bênção.
9. Mais alguns valores para considerar:
• As crianças precisam ver adultos amando e adorando a Deus.
• As crianças precisam receber orações dos adultos (geralmente dos pais)
• As crianças podem servir os adultos, sendo a equipe do ministério para o serviço de adultos. Isso é poderoso e permite que os adultos reconheçam que as crianças são a Igreja de hoje. Deus não tem netos e não existe Espírito Santo Jr.
Não os Proíba
Embora não retemos fisicamente as crianças, certamente as mantemos afastadas de Jesus com alguns dos programas que estabelecemos para elas. Nossa passividade e negligência criam obstáculos para elas que elas são impotentes para superar.
Onde quer que uma criança vá é devido a um adulto que a levou até lá. Elas não conseguem chegar a lugar nenhum por conta própria. Vamos hoje parar de proibir as crianças a virem a Jesus. Vamos apontar o caminho, e sair do caminho.